O segundo dia foi iniciado com a Celebração Eucarística, presidida por dom Armando Martinez, concelebrada pelos demais padres presentes no congresso; em sua homilia, dom Armando enfatizou aos agentes presentes que sejam corajosos, não tenham medo de enfrentar os desafios da missão.
Seguindo a programação da manhã, dom Armando Martinez, bispo da diocese de Bacabal e referencial para as famílias no Regional Nordeste 5 conduziu a palestra “Amizade Social para uma cultura do encontro”. Com alguns exemplos bíblicos e já bem conhecidos, com a história de Caim e Abel, dom Armando pontuou como as famílias podem proporcionar uma cultura do encontro.
“Pensamos que nos aproximar de Deus é através de oração, basta ser só eu e Deus. Mas, Deus nos diz: ‘vá primeiro te reconciliar com teu irmão e depois vem oferecer tua oferenda’. Nos custa entender que o modo de melhor que temos para agradar a Deus é amar o irmão, fazer um gesto de bem de misericórdia, de perdão, como nos custa entender isso?”, questionou dom Armando.
Ao pensar na família, dom Armando frisou que a maior alegria de um pai e uma mãe é ver que os filhos se amam. “É ver um irmão que ajuda o que está mais triste, o que está mais precisando, essa é a maior alegria de um pai e de uma mãe”, disse.
Dom Armando encerrou este momento de reflexão nesta manhã de sábado de Congresso fazendo-nos entender que a amizade social, através do diálogo, promove a cultura do encontro.