O 5º Congresso Regional da Pastoral Familiar foi iniciado na tarde desta sexta-feira, 12 de julho, com o credenciamento e acolhimento das famílias participantes. A abertura do Congresso contou com a oração do ângelus e a entronização das imagens peregrinas de Santa Inês que foi conduzido por padre Orlando Ramos, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na arquidiocese de São Luís. As imagens peregrinas percorreram nos últimos meses as dioceses do Maranhão que tem a Pastoral Familiar implantadas.
A mesa de abertura foi composta por Arlysson Ernesto, pároco da paróquia de Santa Inês, representando o bispo diocesano, dom Evaldo Carvalho; Dom Armando Martinez, bispo referencial para as famílias; padre Gerson, da diocese de Pinheiro; diácono permanente Marcos Cruz, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no regional; Alisson e Solange, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar; Joimar e Lourdinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar; e Alfredo e Narciza, casal coordenador da diocese de Viana da Pastoral Familiar.
Dom Armando Martinez agradeceu pelo momento e pediu que fosse um momento de graça e de benção para a Pastoral Familiar e para todas famílias as quais queremos levar a boa nova de Jesus.
Já o casal coordenador nacional Alisson e Solange faz-se necessário resgatar a motivação do porque estou aqui, porque sou pastoral familiar. “Voltemos revigorados, voltemos com o espírito novo”, disse Alisson. Solange complementou afirmando que é muito bom receber esse calor na pele e no coração que é vivo no olhar de cada um presente.
Para Joimar e Lourdinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar, o ponto máximo do congresso vai ser a oração. “Que tenhamos um santo e abençoado congresso; que essa semente que for plantada aqui nesse congresso germine em nossas comunidades”, disse Joimar.
O casal coordenador diocesano, Alfredo e Narciza, acolheu a todos em nossa da diocese. “Estamos aqui para servi-los e dar o nosso melhor para vocês”, pontuaram.
Francisco e Dôra, casal coordenador paroquial da Pastoral Familiar, na paróquia de Santa Inês, fizeram a apresentação histórico-social da cidade Santa Inês, através de uma poesia. A princesa do vale do Pindaré.